segunda-feira, 12 de maio de 2008

Capítulo Seis

Planejamento de Venda

Para se obter sucesso na venda do projeto de um evento é de suma importância possuir um bom planejamento, ao qual se deve incluir três fases; treinamento, elaboração de material de apoio e desenvolvimento do plano de ataques.

Treinamento

O vendedor de um projeto de evento deve se preparar adequadamente antes de concretizar a venda. Para tal, o vendedor deve possuir experiência na aquisição de patrocínio para eventos, pois uma pessoa que nunca patrocinou algum evento, dificilmente possuirá sucesso na venda de tal. Geralmente tal vendedor deve se colocar no lugar do possível comprador, pois na maioria das vezes se esquece de identificar os aspectos aos quais tal comprador apostaria no evento.
Outro fator relevante a se pontuar é o estudo do mercado de eventos, pois é de estrema importância se atualizar constantemente sobre os números do setor, a concorrência, as formas de comercialização, o processo de decisão e o processo de organização de eventos. O estudo do projeto do evento é outro ponto de alta relevância, pois para se vender bem um produto, é fundamental conhecê-lo.

Elaboração do material de apoio e Plano de Ataque

Uma vez que o projeto do evento esteja estruturado, o promotor deve proceder à elaboração de um documento que o apresente de forma profissional e convincente. Para se elaborar tal material, pode-se utilizar quatro formas, sendo elas, o Word , slides, folhetos e ou revista, ficando a escolha do formato de acordo aos objetivos estabelecidos para a arrecadação de verbas e do tipo do evento. Tal documento deve ser sucinto o suficiente para não aborrecer o leitor com muitos dados, porém, ao mesmo tempo, completo o suficiente para não deixar nenhuma informação relevante de fora, contendo itens como, a apresentação institucional da empresa promotora, o conceito do evento, dados que justificam o evento, o público alvo e o perfil dos convidados, o formatos do evento, as cotas de patrocínio, os benefícios e os valores do evento, além de outras informações que fazem toda a diferença, como, os participantes confirmados e os patrocinadores confirmados.

Um comentário:

Cidadão Cão disse...

Gente, vamos falar a verdade! Tudo postado na mesma hora. Mas melhor assim, né. E mais: até ajudar os outros vocês estão ajudando. Assinando o blog de outros grupos. Mas têm é que se ajudar, colocando as coisas em dia. Vamos arrebentar na palestra, no presentation e no formulário da lei. Vocês podem. Vocês são sensacionais! Esqueceram?