quarta-feira, 12 de março de 2008

Capitulo Dois

O conceito de evento se coloca a partir de 3 aspectos: tema central, missão e objetivos do evento.

a)Tema central: é o próprio título do evento. Talvez o mais importante para o marketing de sucesso do evento. O título deve ser bem específico e deve revelar o que o evento tem a proporcionar aos patrocinadores e ao público alvo.

b)Missão: é o conceito do evento. A missão é muito importante para os promotores do evento em seu planejamento e execução. É invisível para o público, mas determina muito bem o sucesso do evento.

c)Objetivos: é através dos objetivos que se atinge a missão. Definir os objetivos demarcará metas quantitativas e qualitativas para o sucesso do evento. Ele é dividido em objetivo principal que abrange: o relacionamento; a divulgação da marca ou a execução de negócios ou vendas, e objetivos secundários que ajudam a atingir o objetivo principal. É voltado para as estratégias e planejamento de marketing do evento.

O próximo passo para executar o evento, é a delimitação e identificação do público – alvo. Essa identificação parte da missão e dos objetivos do evento. Além disso, o marketing tem grande poder em delimitar o público convidado.

Depois, deve-se determinar a data do evento. Essa definição deve seguir alguns critérios: deve-se pesquisar datas comemorativas, eventos concorrentes, considerar dias de semana mais apropriados, datas de fechamento de vendas e a sazonalidade.

Mais um passo a ser dado, é a escolha do local. Deve-se considerar se o local é a cara do evento, se tem a infra-estrutura necessária e se condiz com o orçamento do evento.

Se escolheu o local, deve-se agora partir para as atividades. Elas variam de acordo com os objetivos. Se for objetivo de relacionamento, as atividades devem proporcionar a interação dos convidados. Se for de vendas, deve-se evidenciar o produto, e se for exposição da marca, deve expor a empresa dos patrocinadores e os produtos de forma eficaz. As palestras, as reuniões, ações sociais e de entretenimento são opções de atividades dependendo do objetivo do evento. Para agregar ao evento coorporativo, é interessante a exposição de estandes, contanto que seja para expor os produtos das empresas. São eles os tipos de estandes: padronizados e customizados.Definidas as atividades, o roteiro do evento é essencial: horário das atividades, horário de inicio e fim, horário dos breaks, das refeições, etc. É importantíssimo que os promotores consigam atingir a pontualidade, além de divulgar aos convidados o roteiro completo e detalhado.

3 comentários:

Cidadão Cão disse...

Pessoas, o blog de vocês está totalmente incompleto. Pra começar, faltam os resumos dos capítulos 3 e 4. Depois, não há nada nele que fale de tudo aquilo que temos combinado em sala de aula. Ou seja: onde estão as informações sobre a palestra e o festival do Clube da Esquina. É claro que levarei tudo isso em consideação na hora de dar a nota. Vamos agitar! O que aconteceu com vocês? Vocês não eram os melhores?

Cidadão Cão disse...

De gols nós estamos de mão cheia. Por outro ldao, de postagens....

Cidadão Cão disse...

Pra vocês colocarem os links dos outros grupos:

GRUPOS – EVENTOS/5º PERÍODO - NOITE

1. PRODUTUR: produtur.blogspot.com

2. SENTIDOS: sentidosdeminas1.blogspot.com

3. PAUSA PRUM CAFÉ: pausaprumcafe-puc.blogspot.com

4. GRANFORMAGGIO: granformaggio.blogspot.com

5. ESTÓRIA VIVA:
estória-viva.blogspot.com

6. CULTURA ENGARRAFADA: culturaengarrafada.blogspot.com

GRUPOS – EVENTOS/5º PERÍODO - MANHÃ

1. ESQUINA INCOMUM: esquinaincomum.blogspot.com

2. PESSOAS DE BEM: pessoasdebem.blogspot.com

3. DEGUSTAR EVENTOS: degustareventos.blogspot.com